1 -  É preciso ser parceiro da Instituição Coordenadora?   Resposta : Quando a iniciativa de criar capítulos de alfabetização pela B...

Perguntas Frequentes

By | quinta-feira, janeiro 25, 2018 1 comment
1 - É preciso ser parceiro da Instituição Coordenadora?
 Resposta: Quando a iniciativa de criar capítulos de alfabetização pela Bíblia for pessoal/individual, não há necessidade de ser um parceiro. Qualquer pessoa pode alfabetizar. Quando a iniciativa de criar capítulos de Alfabetização pela Bíblia for da Igreja, existe a necessidade de preencher o cadastro Institucional de Alfabetização pela Bíblia, tornando-se um parceiro na alfabetização pela Bíblia.

2 - Primeiramente adquiro o material de Alfabetização pela Bíblia do Professor ou do Aluno?
Resposta: Aconselhamos inicialmente adquirir o material de Alfabetização pela Bíblia do professor, que é composto de 1 Bíblia, 1 método e 4 cadernos de atividades, para conhecer o programa. Posteriormente, quando for montar o núcleo, adquire-se o material do aluno que é composto de 1 Bíblia e 4 cadernos de atividades, o mesmo usado pelo professor. O diferencial é o método.

3 - O Professor precisa adquirir o material do Aluno?
 Resposta: Não é necessário, pois a Bíblia e os 4 cadernos do aluno que compõem o material do Núcleo (aluno) são os mesmos usados pelo professor. O material do aluno se faz necessário para o ensino em sala de aula, quando iniciar o aprendizado.

4 - Como posso solicitar o material?
 Resposta: A igreja ou empresa interessada no Programa de Alfabetização pela Bíblia deverá preencher o Cadastro Institucional. Se a iniciativa for pessoal, deverá preencher o Cadastro Pessoal. Após preenchimento do cadastro, o interessado poderá solicitar o nosso material e se desejar poderá agendar uma data apropriada para receber o treinamento de capacitação de monitores.

5 - Como a Igreja ou Empresa tornam-se parceiras do CEB?
Resposta: Propomos à Igreja ou Empresa uma parceria com o Centro Evangélico Brasileiro que administra o programa. É proposto uma parceria, por um período de no mínimo 1 ano, na qual a Igreja ou a Empresa colaboram com uma quantia por ano, pois é dessa maneira que sobrevive o programa. Não há nenhuma cobrança pela assessoria técnica necessária e certificados.

6 - Quem capacita os monitores e agentes alfa?             
Resposta:  Apenas o CEB (Centro Evangélico Brasileiro) capacita e autoriza os monitores e agentes alfa. Todos os monitores deverão fazer o treinamento de capacitação, através de um agente alfa designado pelo CEB, e só dessa maneira estarão autorizados e preparados para ministrarem o Programa de Alfabetização pela Bíblia. 

7 - Quem certifica os monitores, os agentes alfa e os alunos?
 Resposta:  Um aluno alfabetizado e pós-alfabetizado recebe certificado do Centro Evangélico Brasileiro que lhe dará direito a continuar seus estudos em qualquer escola do Brasil. Os certificados dos monitores e agentes alfa têm validade para somar pontos no currículo do professor e apenas o CEB certifica e autoriza o monitor e o agente alfa em alfabetização pela Bíblia.

8 - Como é o material de Alfabetização pela Bíblia e qual o seu custo?
Resposta:  O material de Alfabetização pela Bíblia compreende o material do professor ( 1 Bíblia, 1 método e 4 cadernos de atividades) e o material do aluno ( 1 Bíblia e 4 cadernos de atividades) em que o diferencial é o método para o professor. O monitor e o aluno devem ter a mesma tradução, sendo a Bíblia que usamos a de João Ferreira de Almeida, fiel e corrigida original da SBTB.    
     
9 - Qual o compromisso da igreja com a Instituição Coordenadora?
Resposta:
A - A Igreja não pode cobrar pelo serviços de alfabetização;
B - Os monitores devem ser voluntários;
C - Comprar o material dos professores (monitores) ou dos alunos (na formação de núcleos), se estes não possuírem recursos para tanto;
D - A Igreja se compromete a enviar relatórios de suas atividades e também ao iniciar novas turmas. Isto é necessário para fins estatísticos e fornecimento de certificados que são válidos de lei;
E - A igreja ou monitor não poderão fazer cópias do método bem como dos cadernos de atividades, pois este material possui direitos autorais e a aquisição do material deve ser solicitado apenas ao Centro Evangélico Brasileiro através do site http://www.alfabetizacaopelabiblia.com.br      
     
10 - Qual o grau de escolaridade que o monitor deve ter?
Resposta: Qualquer pessoa que saiba ler e escrever pode ser um monitor, necessitando apenas de muito amor e vontade de ensinar o seu irmão. O material é de fácil aprendizado.

11 - Onde é realizado o treinamento?
Resposta:  O treinamento é realizado na igreja de sua cidade, na empresa solicitante ou em nossa sede em Curitiba e deverá ser agendado de comum acordo entre o requerente e o CEB.

12 - A parceria entre o CEB, a Igreja ou Empresa é obrigatório?
Resposta: SIM! Após o preenchimento do cadastro institucional, é firmada uma parceria entre o CEB, a igreja ou empresa, sendo agendado uma data para treinamento de monitores, acordados entre si, que pode ser em sua cidade ou em nossa sede - Curitiba.

13 - Quantas pessoas são necessárias para fazer um treinamento?
Resposta: Nossa proposta é que no mínimo 30 pessoas participem do curso de capacitação de monitores, para haver efetivamente um melhor aproveitamento, podendo ser reunidos pretendentes de uma ou mais igrejas da região, uma ou mais denominações evangélicas, bem como empresas que desejarem participar do programa de Alfabetização pela Bíblia, ajudando pessoas sem recursos, que almejam aprender a ler. A empresa poderá estar enviando um representante para receber o treinamento de capacitação de monitores, para posteriormente dentro da própria empresa ou na própria comunidade ao qual estiver inserida, alfabetizar pela Bíblia. O ensinamento limita-se à metodologia e não a pontos doutrinários.

14 - Qual a carga horária do curso para os monitores?
Resposta: A carga horária do treinamento é de 20 horas dependendo da capacidade dos monitores em aprender como ensinar a ler, escrever e contar, tendo a Bíblia como cartilha. Sempre recomendamos a todos que desejam trabalhar em alfabetização pela Bíblia que façam o treinamento conosco. Isto é bom para todos, mesmo os mestres ou mestras em educação, pois nossa metodologia e didática não seguem padrões convencionais.
             
15 - Qual a carga horária do curso para os alunos?
Resposta: Em Alfabetização pela Bíblia temos uma carga horária de 18 horas semanais, sendo 9 horas presenciais e 9 horas extraclasses. As aulas presenciais precisam ter uma aplicação alternada (segunda, quarta e sexta) dentro do programa metodológico (* o livro método orienta em tudo). A carga horária extraclasse também é obrigatória (terça, quinta, sábado e domingo). Estas aulas chamamos de devocional (atividades para casa). Nas terças e quintas, 3 horas cada (2 hrs. de linguagem e 1 hora de matemática, sendo a primeira com a Bíblia e a segunda com o caderno de atividades). No sábado o aluno trabalha 2 horas aulas (linguagem com a Bíblia e com o caderno de atividades) e no domingo 1 aula (linguagem somente com a Bíblia), sendo aplicada na escola dominical, escola sabatina, ou nos cursos bíblicos, quando as Igrejas não fazem uso do programa tradicional de ensino ou o ensino sistemático. Nas escolas sabatinas, a carga horária do sábado e domingo são trocadas ou invertidas. Sempre recomendamos a todos que desejam trabalhar em alfabetização pela Bíblia que façam o treinamento conosco. Isto é bom para todos, mesmo os mestres ou mestras em educação, pois nossa metodologia e didática não seguem padrões convencionais.
       


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. lilia Bonfim25/2/18 22:58

    Recebi o material no sábado e estou encantada!!
    Sou Pedagoga e estou encantada com a instrumentalidade do Pr Gilberto! Que material maravilhoso!
    Desde setembro iniciamos um programa de alfabetização com 08 alunos no sertão da Bahia (Mamonas). Viajamos, em regime de escala, cerca de 3h para encontrar um povo sedento da Palavra! É algo renovador o ânimo deles! A maior parte dos adultos da Igreja não concluiu o primário, não lê e escreve, mesmo assim andam com a Biblia e a levam nos cultos. Quando iniciamos este trabalho o desejo deles era se alfabetizar para aprender a ler a Palavra! Seis meses após início das aulas alguns já lêem palavras simples, e nossa preocupação era a continuidade deste trabalho. Pesquisando na Internet encontrei o blog e creio que o Senhor direcionou tudo pois a metodologia e material atende exatamente aquilo que precisamos: aprender a ler na Bíblia!

    Creio que será um tempo precioso de aprendizagem não só para os Mamonenses mas para toda equipe! Estamos como os que sonham... Deus é lindo, perfeito e atende ao desejo dos nossos corações!

    Esse material será uma benção para o povo de Mamonas!!!

    ResponderExcluir